Câmara de Vereadores de Gramado

Moção N.º 004/2025

Proponente: Ver. Pedro Lazaretti

"Moção de Aplauso pelos 35 Anos de História e Contribuição da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima à Comunidade"

Exmo. Sr.
Luis Henrique de Castro Koetz
Presidente da Câmara

Nesta

MOÇÃO DE APLAUSO

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Gramado, os Vereadores infra-assinados vêm respeitosamente, com amparo no art. 92 do Regimento Interno, submeter ao Plenário a presente Moção de Aplauso a ser encaminhada à Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, em reconhecimento público pelos seus 35 anos de história, dedicação e relevantes serviços prestados à educação e à comunidade gramadense.

Fundada em 1990, a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima consolidou-se como uma instituição de ensino comprometida com a formação cidadã, a valorização da cultura local e a promoção de uma educação pública de qualidade. Ao longo de mais de três décadas, a escola tem desempenhado um papel fundamental na vida de centenas de famílias e estudantes, tornando-se referência em qualidade pedagógica, inclusão e participação comunitária.

Dessa forma, a Câmara Municipal de Gramado manifesta, por meio desta Moção, seu mais sincero e respeitoso aplauso à Direção, aos Professores, aos Funcionários, aos Alunos e às Famílias que integram a comunidade escolar da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, por sua trajetória exemplar e dedicação à educação pública.

JUSTIFICATIVA

A presente Moção de Aplauso justifica-se pela importância histórica, social e educacional que a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima representa para o Município de Gramado.

O nome Nossa Senhora de Fátima foi escolhido por unanimidade pela comunidade, em homenagem à forte religiosidade local e à devoção da população. Esse nome já existia em uma antiga escola desativada na Estrada da Lagiana.
 
Em 17 de abril de 1990, por meio da Lei Municipal 960/90, a escola foi transferida da localidade da Lagiana para o Loteamento Vila do Sol, na Várzea Grande. A nova sede iniciou suas atividades em 06 de agosto de 1990, como Escola Municipal de Ensino Fundamental Incompleto Nossa Senhora de Fátima, oferecendo turmas da Pré-escola até a 4ª série.
 
A partir de 1993, passou a oferecer também a 5ª série, sob a direção da professora Maria Elisa Tomazi, que esteve à frente da escola por quase 16 anos. Em 1995, foi autorizada a implantação da 6ª série, e no mesmo período, foi aprovada a ampliação da estrutura física da escola.
Em 04 de julho de 1998, foi inaugurado o ginásio de esportes com 600m² de área construída. No ano seguinte, foi solicitada a implantação das 7ª e 8ª séries, consolidando-se, em 2001, como Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima.
 
O CPM (Círculo de Pais e Mestres) foi criado em 1997, com forte atuação da comunidade escolar. O primeiro presidente foi o senhor Glênio Baumbach, incentivador do esporte e homenageado com seu nome dado à biblioteca da escola.
 
Em 2004, devido à crescente demanda, foi construído o andar superior, permitindo a oferta de duas turmas por série. A escola também sempre foi um espaço de encontro para a comunidade, sediando missas, catequeses e encontros religiosos, como o ECC da Várzea Grande.
 
Atualmente, a escola é dirigida por Carla Damiani e conta com cerca de 40 colaboradores, todos comprometidos com o bom funcionamento da instituição.
 
Sua filosofia está pautada na valorização da vida, exercício da cidadania, educação e desenvolvimento social, fundamentada no amor de Deus. A escola mantém seu compromisso de ser aberta e acolhedora a toda a comunidade, independente de crenças ou religiões.

Ao longo de seus 35 anos de existência, a escola tem se destacado por:

  • Oferecer ensino de excelência, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e social de seus alunos;
  • Servir como espaço de acolhimento, participação cidadã e fortalecimento da comunidade local;
  • Promover projetos inovadores e práticas pedagógicas que valorizam a diversidade, a inclusão e o respeito às diferenças;
  • Construir uma história de comprometimento, perseverança e amor à educação, mesmo diante dos inúmeros desafios enfrentados pela educação pública.

Reconhecer e aplaudir publicamente o trabalho desta instituição é uma forma de incentivar a valorização da educação e de seus profissionais, além de reforçar o compromisso do Poder Legislativo Municipal com políticas públicas que priorizem o desenvolvimento educacional.

Deste modo, conclamamos os nobres Pares a se somarem neste ato de reconhecimento, aprovando esta Moção de Aplauso à Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, por sua notável contribuição à sociedade gramadense.

Atenciosamente,

Ver. Pedro Lazaretti
Vereador na Bancada do Progressista

Sala das Sessões, Gramado, 10 de Abril de 2025.

Documento publicado digitalmente por VER. PEDRO LAZARETTI em 10/04/2025 às 10:25:32.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação fb9ffbc241516a7880ee8b70cde875fa.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 52378.

HASH SHA256: 4d9dcd0911ca573d7eb07d6e65e98af17940a43bb6d463220e503b16f5c1f2aa



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
PEDRO EDUARDO LAZARETTI:01272473007 às 10/04/2025 10:25:47